Parece não existir sitio onde o SARS-CoV-2 não consiga chegar. Cientistas dizem agora que o coronavírus pode viajar através dos canos - uma informação alarmante para moradores de apartamentos com má canalização.
A descoberta foi feita na China, depois de os investigadores terem analisado um apartamento "há muito vago" que se localizava no andar de baixo de uma família de cinco pessoas que testou positivo para a Covid-19. Apesar de não existirem moradores no apartamento, os investigadores encontraram vestígios do vírus na pia, na torneira e no chuveiro.
Isso sugere que as partículas de vírus da família infetada navegaram pelos canos até o apartamento vazio. Os investigadores do Centro Chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças publicaram as suas descobertas na revista Environment International.
A acrescentar a este exemplo, os investigadores citaram uma experiência que confirmou ainda mais a hipótese. Usando um simulador de rastreio, os cientistas encontraram aerossóis infetados em wc até 12 andares acima da família com Covid-19. Os investigadores acreditam que os aerossóis carregados de vírus das fezes da família flutuavam para dentro das casas pelos canos do prédio.