Na noite desta terça-feira, a farmacêutica AstraZeneca anunciou a suspensão dos testes à vacina para a Covid-19 que está a desenvolver em parceria com a Universidade de Oxford. Citada pela CNBC e pela StatNews, a empresa explicou que a suspensão foi motivada por uma reação adversa séria num dos participantes do estudo.
Ainda pouco se sabe sobre o que aconteceu, concretamente, com o voluntário. Mas, de acordo com o The New York Times, uma pessoa apresentou problemas relacionados a uma doença congénita - mielite transversa -, mas não está claro se é a mesma pessoa que teve as reações adversas, se o caso está realmente relacionado com a vacina, ou se é mera coincidência.
Nota: Ao The NewYork Times, a AstraZeneca não quis comentar sobre a localização do participante e não confirmou o diagnóstico de mielite transversa.
O que é a mielite transversa?
A mielite transversa é uma doença da espinal medula, com consequências potencialmente graves. Pode resultar de uma série de causas que desencadeiam respostas inflamatórias do corpo, incluindo infeções virais.
Os sintomas incluem fraqueza muscular, paralisia, dormência ou sensações desconfortáveis nos nervos, dor neuropática, espasmos, entre outros. Pode ser aguda ou desenvolver-se lentamente. A condição costuma ser tratável com esteróides.
Leia Também: AstraZeneca suspende teste de vacina após reação adversa em voluntário