O teletrabalho não é uma opção para todos, assim como morar perto do trabalho ou poder deslocar-se de carro e por isso muitos têm de enfrentar todos os dias os movimentados transportes públicos, sobretudo o autocarro, comboio e metro, muitas vezes cheios, aumentando assim o risco de infeção pelo novo coronavírus.
"Os carros são muito ineficientes no uso da infraestrutura urbana. Se todos nós andarmos de carro, ninguém se mexe", afirma em declarações à BBC News o engenheiro Carlo Ratti, diretor do laboratório de cidades no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
Conforme explica um artigo publicado na BBC News, para quem não tem alternativa e requer o uso de transportes existem porém certas medidas que devem ser adotadas como forma de proteção, contribuindo para a 'redução de danos'.
Cuidados básicos e essenciais a tomar
De acordo com informações divulgadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, à BBC Mundo, a medida básica e fundamental é sem duvida o uso de máscara.
Isto porque as máscaras funcionam como "uma barreira para gotículas potencialmente infeciosas", nas palavras da Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Com a força da tosse ou do espirro, as gotículas voam para longe. A máscara cirúrgica não filtra o vírus, mas ajuda a impedir que essas gotículas se espalhem demais, contaminando pessoas e superfícies", conta o virologista Jonatas Abrahão, da Sociedade Brasileira de Virologia e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.
Eis, de acordo com a Fiocruz, outras medidas que deve tomar ao viajar de transportes públicos além do uso (obrigatório) de máscara. A saber:
- Não coloque as mãos na face durante a viagem. Sobretudo, mantenha-as afastadas dos olhos, nariz e boca;
- Leve álcool gel consigo e passe nas mãos durante o trajeto;
- Ao sair do transporte, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool gel antes de fazer qualquer outra coisa, nomeadamente antes de retirar a máscara do rosto;
- Limpe com álcool gel os seus objetos pessoais manuseados durante a viagem, como por exemplo o telemóvel, carteira ou um livro;
- Dê preferência ao uso de passes mensais ou pré-carregados, evitando assim o uso de dinheiro na compra de bilhete;
- Caso espirra ou tussa, tape a face com o antebraço;
- Quando chegar a casa, ponha a roupa que vestiu imediatamente na máquina a lavar.