Sim, eles são independentes e donos do seu nariz, mas a verdade é que os gatos gostam de carinhos tanto quanto os seres humanos, explica um artigo publicado no portal especializado Perito Animal.
A publicação revela que estes felinos buscam e permitem o nosso contacto porque nos encaram como uma grande 'mãe gata', ou seja, assumimos o papel da figura materna. Adicionalmente, as festas humanas assemelham-se às lambidas da mãe durante o período de amamentação, quando o animal é recém-nascido. De modo, que se pode inclusive dizer que o contacto da mão é associado ao alimento em si.
Por isso, elucida o Perito Animal, mesmo que o gato já seja adulto, no seu relacionamento com o dono será sempre uma pequena cria.
Mais ainda, o contacto físico provoca muitas vezes o famoso ronrom, indicador de que o bichano se sente bem e feliz.
Os benefícios de fazer festas a gatos
A ciência indica que co-habitar com gatos é extremamente benéfico para saúde dos indivíduos, aumentando a longevidade e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Eis, de acordo com o portal Perito Animal, nove efeitos positivos provados a nível psicológico, físico e social associados a viver com estes bichanos:
- Previne o aparecimento de alergias nas crianças, sobretudo de infeções respiratórias.
- Melhora o humor e diminui a sensação de ansiedade e stress, através da redução dos índices de cortisol no organismo.
- Aumenta a auto-estima.
- Protege o coração, atenuando a probabilidade de morte por enfarte.
- Reduz a tensão alta.
- Eleva os níveis da hormona oxitocina, relacionada ao amor e à amizade.
- Contribui para criar e preservar relações sociais, isto porque propícia a aproximação com outras pessoas que vivam igualmente com gatos.
- Diminui a solidão.
- Faz com que as crianças aprendam a ter responsabilidades. Contribuindo positivamente para o desenvolvimento da personalidade dos mais novos.
Resumindo, não hesite. Pelo menos durante alguns minutos por dia faça umas festinhas ao seu gato!