A dieta mono (ou monotrófica) limita a ingestão de alimentos a apenas um grupo de alimentos, como carne ou fruta, ou um alimento individual, como batata ou frango, a cada dia.
Ficou conhecida em 2016, quando o mágico Penn Jillette mencionou seguir a dieta mono para iniciar a sua perda de peso.
Desde então, tornou-se um método apreciado entre os que estão a fazer dieta e procuram uma maneira simples de aumentar a perda de peso sem todas as regras e restrições de outros planos alimentares.
Diversas variações da dieta mono também ganharam popularidade, incluindo a dieta do leite, a dieta carnívora, a dieta frutífera e a dieta do ovo.
Segundo a healthline, a perda de peso alcançada com uma dieta mono deve-se à restrição calórica que resulta do corte de muitos alimentos. Qualquer dieta extrema pode levar à perda de peso a curto prazo. No entanto, essa perda raramente é mantida a longo prazo.
Embora possa levar à perda de peso a curto prazo, também é insustentável, promove hábitos alimentares pouco saudáveis e pode aumentar o risco de deficiências nutricionais.
Por esse motivo, seguir uma dieta saudável e equilibrada, que inclua uma variedade de ingredientes nutritivos é a melhor opção para promover a perda de peso a longo prazo e a saúde geral.