Diferentes espécies de mamíferos podem estar vulneráveis ao SARS-CoV-2

Existem 26 animais em contato regular com pessoas que podem ser suscetíveis à infeção.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
06/10/2020 09:00 ‧ 06/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Vários animais podem estar vulneráveis ao SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19, diz um estudo em larga escala que procurou saber como o vírus pode infetar células de diferentes espécies.

O estudo, publicado na Scientific Reports e liderado por investigadores da University College London, afirma que existem 26 animais em contato regular com pessoas que podem ser suscetíveis à infeção. Para chegar a esta conclusão, os cientistas investigaram como a proteína spike interage com a proteína ACE2 em 215 animais diferentes.

"Queríamos ir além dos animais que foram estudados experimentalmente para ver quais podem estar em risco de infeção e garantir, assim, uma investigação mais aprofundada", comenta Christine Orengo, principal autora do estudo, citada pela Galileu.

Surtos noutras espécies podem representar um risco de extinção ou prejudicar a subsistência de quem depende delas. “Os animais também podem atuar como reservatórios do vírus, com potencial para infetar humanos posteriormente", acrescenta a investigadora.

Os resultados do estudo revelam que a maioria das aves, dos peixes e dos répteis não correrem risco de infeção pelo Sars-CoV-2. Mas o cenário altera-se em mamíferos, como ovelhas e grandes primatas (chimpanzés, gorilas, orangotangos, por exemplo). A professora e coautora Joanne Santini, alerta que é necessário estar atento aos sintomas nestes animais, principalmente aos sinais nos animais de estimação e nos que vivem em quintas.

Leia Também: Estudo confirma: Máscaras não aumentam risco de intoxicação por CO2

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas