Um novo estudo, publicado no Journal of Applied Psychology e realizado na China e nos Estados Unidos, vem confirmar aquilo que já suspeitávamos: as pessoas com níveis mais altos de stress durante a pandemia mostraram um menor envolvimento no trabalho. O estudo também revelou que bons chefes conseguiram ajudar a reduzir o stress dos seus funcionários e aumentar o envolvimento e socialização daqueles que estavam ansiosos com o novo coronavírus.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores contaram com a participação de 163 trabalhadores de uma empresa de tecnologia da informação no leste da China.
“Uma pandemia global pode levar algumas pessoas a pensar sobre a sua própria mortalidade, o que, compreensivelmente, as deixará mais stressadas e menos envolvidas no trabalho”, disse a líder do estudo e professor da Universidade de Ohio, nos EUA, Jia Hu, citada pela revista Galileu.
Além de analisarem a sua produtividade, os funcionários da empresa também avaliaram os seus superiores. Aqueles que melhor classificaram os seus chefes mostraram menos ansiedade e mais produtividade no trabalho do que os outros.