Estes são os procedimentos que mais expõem médicos à Covid-19, diz estudo

"O que procuramos fazer foi entender quais procedimentos geram aerossóis e, portanto, exigem um grau superior de equipamentos de proteção individual", explicou o líder do estudo Sebastian Straube.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/10/2020 09:04 ‧ 16/10/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Pandemia

Uma nova pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá, divulgada na prestigiada revista Galileu, aponta aqueles que são os procedimentos mais perigosos para os médicos e outros profissionais de saúde, durante a atual pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Os cientistas canadianos levaram a cabo uma revisão sistemática das diretrizes de saúde pública, textos científicos e de documentos de políticas públicas do mundo inteiro, e no fim a análise dessa investigação foi publicada no BMJ Open Respiratory Research.

Nessa análise, os cientistas os categorizaram as diferentes práticas relativamente ao risco de exposição do profissional a aerossóis potencialmente contaminados provenientes de doentes infetados com o SARS-CoV-2. O estudo aponta que, a autópsia, a aspiração das vias aéreas e a ressuscitação cardiopulmonar estão entre as técnicas mais perigosas para médicos e enfermeiros.

"O que procuramos fazer foi entender quais procedimentos geram aerossóis e, portanto, exigem um grau superior de equipamentos de proteção individual", explicou o líder do estudo Sebastian Straube.

"Onde houve 80% de concordância de uma série de documentos de origens diferentes [que foram analisados], estamos razoavelmente confiantes de que, sim, a classificação desses procedimentos como geradores de aerossol é precisa", acrescentou. 

Os investigadores salientam que os profissionais de saúde que realizam esses procedimentos devem sem excepção utilizar respiradores de máscara facial com filtro ou máscaras N-95, luvas, aventais e proteção para os olhos. 

Leia Também: "Mutar até à morte": Mutagénese letal, a arma que pode aniquilar a Covid

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas