Indivíduos com sintomas ligeiros podem transmitir vírus por até nove dias
Uma meta-análise norte-americana que analisou 77 estudos destaca ainda que, nos casos mais severos, o período infecioso do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da Covid-19, pode prolongar-se até 20 dias.
© Shutterstock
Lifestyle Covid-19
A análise realizada por investigadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, revela que indivíduos doentes com Covid-19 e que experienciem sintomas ligeiros ou permaneçam assintomáticos transmitem o novo coronavírus por um período que pode atingir os nove dias. Entretanto, doentes graves podem infetar outros por até 20 dias.
Esta meta-análise, publicada na revista Infection Control and Hospital Epidemiology, e divulgada num artigo na prestigiada revista Galileu, reforça as recomendações do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.
Os dados apurados, provieram de uma análise minuciosa de 77 estudos internacionais.
Segundo Monica Sikka, co-autora da pesquisa e professora de Medicina na Universidade de Oregon: "os investigadores realizaram esta revisão para obter mais informações sobre a transmissão e ajudar a informar acerca das práticas de controle de infecção".
"Mesmo que as pessoas possam espalhar a doença por um período prolongado, os estudos que revisamos indicaram que o vírus vivo, que pode prever a infecciosidade, só foi detectado até nove dias em pessoas com sintomas leves", concluiu a professora.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com