Já sabe o que o espera: começa a cortar a cebola, os olhos ardem e as lágrimas teimam em cair. Tal, deve-se ao gás sulfóxido de tiopropanal, conforme explica um artigo publicado no portal Tudo Gostoso.
Este resulta da reação entre uma enzima e outras substâncias presentes na cebola. Ao ser cortado, esses compostos e a referida enzima entram em contacto uns com os outros, formando, consequentemente o gás que causa as lágrimas.
Eis, de acordo com o portal Tudo Gostoso, três truques para não chorar na sua próxima aventura culinária que envolva cebola:
Água gelada
De forma a evitar que o gás seja libertado enquanto corta o vegetal, deixe-o de molho em água gelada durante aproximadamente meia hora antes de usar a faca. Se cortar a cebola dentro de um recipiente com água, o resultado será ainda mais eficaz.
Coloque a cebola no congelador
Deixe a cebola entre 10 a 15 minutos no congelador antes de cortá-la. Ao ficar mais dura e gelada, as enzimas não entram em contacto com os compostos que forma o gás sulfóxido de tiopropanal, impedindo que as lágrimas lhe invadam os olhos.
Água na boca
Sim, leu bem. Coloque um pouco de água na boca e deixe-a lá enquanto corta a cebola. O gás expelido do alimento vai reagir à água dentro da boca, e não nos seus olhos.