Pfizer. Vacina desaconselhada a pessoas com reações alérgicas

A agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) do Reino Unido alerta as pessoas com histórico de reações alérgicas "significativas" a não tomarem a vacina Pfizer/BioNTech.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
09/12/2020 12:00 ‧ 09/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Reguladores do Reino Unido alertam que pessoas com histórico de reações alérgicas "significativas" não devem receber a vacina Pfizer/BioNTech, avança a Sky News esta quarta-feira. 

A recomendação é dada depois de dois funcionários do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, em inglês), que receberam a vacina esta terça-feira, terem desenvolvido sintomas de reações anafiláticas logo após a injeção, mas recuperaram ao receber o tratamento adequado. Ambos têm um histórico significativo de alergias, ao transportarem auto-injetores de adrenalina. 

A dupla está entre as milhares de pessoas que receberam a primeira dose da vacina no Reino Unido.

O NHS disse que todos os envolvidos no programa de vacinação foram informados e, a partir desta quarta-feira, todos os pacientes agendados para receber a vacina Pfizer serão questionados acerca do seu histórico de reações alérgicas, mais concretamente, alergias a medicamentos, alimentos ou vacinas.

Uma porta-voz da Pfizer, citada pela Sky News, disse que a sua vacina foi "bem tolerada" durante os testes, "sem preocupações sérias de segurança". "Fomos informados pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA, na sigla em inglês) sobre dois relatórios de 'cartão amarelo' que podem estar associados a reações alérgicas devido à administração da vacina BNT162b2", dizem. “Como medida de precaução, a MHRA emitiu orientação temporária ao NHS enquanto conduz uma investigação para entender totalmente cada caso e as suas causas". A Pfizer e a BioNTech estão a apoiar a MHRA na investigação.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas