O leitor perguntou: Porque é que o meu gato me morde? Três motivos

Ele tem as suas razões...

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/12/2020 19:00 ‧ 22/12/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Felinos

Todos os donos gostam de fazer festas aos seus felinos, porém este momento de relaxamento pode transformar-se num verdadeiro pesadelo quando o gato decide atacar repentinamente e arranha ou morde. 

Segundo um artigo publicado no portal especializado Perito Animal, a maioria dos ataques ocorre quando acariciamos ou brincamos com o animal. Contudo alguns donos temem estes ataques mesmo quando estão, por exemplo, tranquilamente sentados a ler, ver televisão ou a dormir.

De modo a entender este problema é necessário desvendar as causas das agressões. Eis, de acordo com o Perito Animal, algumas razões possíveis para aquelas mordidas bem dadas!

Agressão por brincadeira

Os gatos são predadores e quando são bebés têm o comportamento inato de treinarem a caça de presas reais para quando crescerem. Aliás, é bastante comum ver um gatinho a atacar e a morder sem magoar os pés ou as mãos do dono. Todavia, se este tipo de comportamento persistir na idade adulta poderá constituir um problema.

Ou seja, os ataques e mordidas na brincadeira são comportamentos frequentes nos felinos mais jovens e quando se mantêm na vida adulta é porque o gato 'aprendeu' essa forma de estar e a considera normal, não por maldade mas por pura diversão. 

Outro motivo relacionado com a brincadeira, deve-se ao aborrecimento. Se o gato passa muito tempo sozinho, é natural que fique muito excitado e acumule energia que pode acabar por ser libertada num ataque - para ele amigável - contra o dono. Há de reparar que muitas vezes o gato lambe e só depois morde, para o bicho trata-se assim de uma demonstração de afeto

Agressão ou mordida por medo

Um gato que tem medo adota comummente um posição agachada com as orelhas para trás e com o rabo curvado para dentro, inclinando o corpo também para trás de modo a afastar-se da potencial ameaça.

Conforme explica o Perito Animal, o gato assustado tem três opções: fugir, imobilizar-se ou atacar. Se um gato assustado não tem escapatória e a 'ameaça' permanece mesmo após se imobilizar por uns segundos, então é muito provável que ataque.

Agressão territorial

O gato pode atacar para defender uma zona da casa que considera sua. Neste caso o humano é considerado como uma ameaça e invasor que quer roubar o seu território.

Este tipo de agressão ocorre geralmente com estranhos ou pessoas que não frequentam habitualmente a casa. Os felinos que apresentam esta conduta costumam também urinar na zona que veem como sendo o seu território para o marcar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas