Porque é que as vacinas têm de ser armazenadas a temperaturas tão baixas?

Falamos da vacina da Pfizer-BioNtech e da Moderna.

Notícia

© Matthew Horwood/Getty Images

Notícias Ao Minuto
28/12/2020 08:54 ‧ 28/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal já arrancou. O médico infecciologista António Sarmento foi o primeiro português a receber a vacina da Pfizer-BioNTech, este domingo, no Hospital de São João, no Porto. A próxima a chegar ao país é a vacina da Moderna, que começou a ser administrada nos Estados Unidos antes do Natal. A autorização do regulador está prevista para dia 6 de janeiro e a distribuição poderá começar três dias depois.

Ambas as vacinas requerem temperaturas muito baixas para permanecerem viáveis, mas isso não é incomum. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, a maioria das vacinas são armazenadas entre os 50 e os 43 graus negativos.

A vacina da Pfizer deve ser armazenada e enviada a uma temperatura de 70 graus negativos para permanecer eficaz. Já a vacina da Moderna deve ser armazenada a 20 graus negativos. Se essas temperaturas não forem mantidas, certos elementos podem sofrer uma degradação, tornando a vacina inútil.

Esta diferença de temperatura de armazenamento entre as vacinas deve-se, provavelmente, aos processos de desenvolvimento e fabricação, diz Kawsar Talaat, médica de doenças infecciosas, investigadora de vacinas e professora na Universidade Johns Hopkins, à Prevention.

Por que razão as vacinas contra a Covid-19 precisam de ser mantidas em locais tão frios?

As temperaturas de armazenamento são resultado da tecnologia de mRNA de ambas as vacinas. Qualquer vacina deste tipo é relativamente frágil, explica a professora Kawsar Talaat, o que significa que devem ser mantidas a temperaturas mais baixas. 

“Quando criamos substâncias biológicas, queremos evitar que qualquer coisa lhes aconteça, então muitas vezes colocamos a temperaturas muito baixas para mantê-las estáveis”, diz. “Isso ajuda-as a permanecerem eficazes o máximo de tempo possível".

Quando as vacinas são desenvolvidas, elas passam por testes de estabilidade - que consiste, basicamente, em tirá-las do congelador e verificar se estão a resistir bem. Temperaturas de armazenamento mais baixas geralmente significam maior estabilidade.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas