O abacate é um alimento poderoso com inúmeros nutrientes que oferecem benefícios para a saúde e para a forma física de quem o consome. Porém, em excesso, o 'feitiço pode virar-se contra o feiticeiro'.
Assim, a Eat This, Not That! apresenta alguns efeitos secundários de comer abacate em excesso:
1. Pode ganhar peso: o abacate pode ser um alimento que é facilmente comido em excesso porque tem uma alta densidade energética, o que significa que tem um grande número de calorias numa porção muito pequena.
2. Pode ingerir mais fibra do que o seu corpo consegue suportar: o abacate é uma fonte significativa de fibra, com um único abacate a fornecer cerca de metade da ingestão diária de fibra recomendada. Embora as fibras sejam extremamente importantes para a saúde, comer em demasia pode causar inchaço, dor abdominal e prisão de ventre.
3. Inflamação: embora a maioria da gordura do abacate seja do tipo mono-insaturada, a fruta contém cerca de 3,2 gramas de gordura saturada por porção. Consumir muita gordura saturada pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e colesterol alto.