Sabemos que comer alimentos açucarados, fritos e processados pode estragar uma dieta. Mas um novo estudo enfatiza os sérios riscos à saúde que vêm com esse hábito alimentar.
O estudo, publicado em Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association, analisou o efeito dos alimentos da 'dieta ocidental' em adultos mais velhos. Isso inclui alimentos fritos, doces, carnes vermelhas e processadas, laticínios. Seguir uma dieta mediterrânea estrita em vegetais, frutas, leguminosas, peixe, azeite, frutos secos e sementes e limitar outros tipos de alimentos equivale a ter o cérebro 5,8 anos mais jovem, descobriram os cientistas.
Os 5.001 participantes seguiam a dieta mediterrânea por quase 20 anos. A cada três anos, eles preenchiam um formulário a detalhar a frequência com que comeram 144 alimentos. Os cientistas descobriram que "os participantes com declínio cognitivo mais lento ao longo dos anos de acompanhamento foram aqueles que aderiram mais à dieta mediterrânea, juntamente com alimentos que fazem parte da dieta ocidental, enquanto os participantes que comeram mais da dieta ocidental não tiveram um efeito benéfico de componentes de alimentos saudáveis na redução do declínio cognitivo".