Algumas pessoas não tomam banho todos os dias. E apesar de existirem tanto argumentos a favor como contra, este grupo pode ter razão, conforme explica um artigo publicado no portal Healthline.
Pode até soar contraproducente, mas o duche diário pode ser mau para a pele. Sendo que alguns dermatologistas apenas recomendam tomar banho dia sim dia não, ou duas a três vezes por semana.
A verdade é que muitas pessoas tomam banho pelo menos uma vez por dia, quer de manhã ou à noite. Dependendo da jornada e do nível de atividade, há quem tome dois ou três.
De acordo com o Healthline, a higiene pessoal é sem duvida alguma extremamente importante. Mas embora alguns indivíduos tomem duche diariamente, em muitos casos não é estritamente necessário.
Quanto é demais?
A recomendação acima não significa que tem necessariamente de lavar-se menos. Isto porque todas as peles são diferentes, e a derme de cada pessoa também tende a mudar de estação para estação.
Por exemplo, a sua pele pode ficar mais seca no inverno, e neste caso demasiados banhos podem agravar a sua secura. Porém, um duche diário no verão pode não afetá-la negativamente.
Sendo que não existe de facto uma regra escrita relativamente a quanto é demais, é importante que conheça o seu corpo e perceba qual é a tolerância da sua pele.
Por preferência pessoal, pode não querer dispensar o seu duche diário. E se isto se aplica a si, então de acordo com os dermatologistas pode continuar a manter essa rotina.
Mais do que isso pode potencialmente remover os óleos essenciais da pele. Tal provoca secura, o que por sua vez pode causar inflamação, erupções cutâneas ou eczema. Pode sentir comichão na pele, esta pode ficar com fissuras, escamar e ficar vermelha.
Leia Também: É bom para a nossa pele usar uma esponja no duche? Depende...