A limpeza inadequada da frigideira antiaderente contribui para estragar o utensílio, arruinando as suas propriedades que permitem que os alimentos não fiquem 'colados' à superfície, conforme explica um artigo publicado no site Casa Prática Qualitá.
E por isso mesmo é importante ter vários cuidados. Primeiro, a comida jamais deve ser removida da frigideira antiaderente com talheres metálicos (inclusive uma colher), visto que este material tende a arranhar o fundo do utensílio. Deve pelo contrário, optar por usar apetrechos de plástico, madeira, nylon ou silicone.
Evite utilizar esponjas de aço
Não é indicado usar esponjas de aço nas frigideiras, isto porque o seu material danifica o revestimento antiaderente. Aposte em esponjas e panos macios, e utilize um detergente neutro.
Atenção a choques térmicos
A temperatura da água é igualmente importante. Quando a panela está quente e é colocada em água fria, o choque térmico desgasta a película antiaderente, podendo provocar pequenas rachaduras na mesma. Deixe sempre a frigideira arrefecer antes de lavá-la.