A vacina da AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford, foi aprovada para uso na União Europeia a 29 de janeiro. Porém, vários países (Portugal incluído) emitiram recomendações para que esta vacina não fosse administrada a pessoas com mais de 65 anos, dada a falta de testes realizados.
Mas, entre as primeiras conclusões sobre a vacina, emitidas esta quinta-feira, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda a administração da vacina a pessoas dessa faixa etária.
Ainda que reconheça que os estudos não foram suficientes, a autoridade afirma que "é esperada a proteção, dada a resposta imunitária vista nessa faixa etária e com base na experiência das outras vacinas". "Os especialistas da EMA consideram que a vacina pode ser usada nos adultos mais velhos. Esperamos mais informação de estudos, incluído uma maior proporção de participantes idosos", explicam.
Relativamente ao impacto da vacina da AstraZeneca na contenção da transmissão do vírus, a EMA reconhece que, nesta fase preliminar, ainda não existem certezas. Também não é conhecida a duração da imunidade conferida pela vacina.
A EMA reforça ainda que a vacina da AstraZeneca não é recomendada a crianças, mas prevê a condução de ensaios clínicos nesta população no futuro.
Leia Também: AO MINUTO: Vacina da AstraZeneca é eficaz também em maiores de 65 anos