A pesquisa, que se encontra em fase inicial, está a ser conduzida por investigadores nos Estados Unidos, avança o canal de televisão CNBC.
O novo medicamento - o PF-07321332 - faz parte de uma classe de fármacos chamados inibidores da protease e funciona restringindo uma enzima que o novo coronavírus necessita de replicar em células humanas.
Os inibidores da protease são usados para tratar outros patógenos virais tais como o VIH e hepatite C.
"Enfrentar a pandemia da Covid-19 requer prevenção via vacina e tratamento direcionado para aqueles que contraem o vírus", disse o diretor científico da Pfizer, Mikael Dolsten, num comunicado divulgado pela CNBC.
"Dada a forma como a SARS-Cov-2 está a sofrer mutações e o impacto global contínuo da Covid-19, parece ser crucial ter acesso a opções terapêuticas, tanto agora como para além da pandemia", acrescentou.
Este ensaio decorre enquanto a farmacêutica Pfizer está também a trabalhar num inibidor de protease administrado por via intravenosa, conhecido como PF-07304814. Esse fármaco está atualmente a ser testado num ensaio clínico fase 1b em pacientes hospitalizados com Covid-19.