As vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19 são altamente eficazes após a primeira injeção, mostra estudo no "mundo real", realizado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Os resultados validam números de ensaios clínicos anteriores.
De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, e citados pela Reuters, as vacinas reduziram o risco de infeção em 80% após duas semanas ou mais da primeira dose. Com a vacinação completa, as vacinas foram 90% eficazes na prevenção de infeções, incluindo as assintomáticas.
O estudo contou com quase 4.000 profissionais de saúde e socorristas dos EUA, que foram observados entre dezembro de 2020 a março de 2021. Cerca de 74% tinham pelo menos uma dose, e os testes eram realizados semanalmente para detetar quaisquer infeções.
“As vacinas de mRNA forneceram proteção inicial substancial no mundo real contra a infeção em profissionais de saúde do nosso país, socorristas e outros trabalhadores da linha de frente”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky.
Leia Também: "Muitos deviam ser prioritários. Dada a escassez de vacinas não podemos"