Vacina da Covid: Cinco sintomas que elas podem experienciar após a toma
Estudos apontam que as mulheres estão mais propensas a sofrer efeitos secundários decorrentes da toma da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
© Shutterstock
Lifestyle Covid-19
Um estudo feito em fevereiro pela publicação científica JAMA observou que as mulheres apresentam igualmente um risco mais elevado de sofrer reações severas, incluindo anafilaxia. Entretanto, um relatório do CDC que avaliou o relato de efeitos colaterais de pessoas que já receberam a vacina também detetou que das 6994 pessoas que reportaram efeitos secundários, 79,1% eram mulheres - explica um artigo publicado no jornal Times of India.
Embora, os cientistas não saibam ao certo o que está a provocar estes efeitos secundários nas mulheres, muito sugerem que podem dever-se à presença do estrogénio, uma hormona responsável por tornar o sistema imunológico mais ativo. Além de outras diferenças hormonais, que podem por sua vez desempenhar um papel determinante neste mal-estar.
Entre estas reações colaterais destacam-se, segundo o Times of India, quatro em particular:
1. Períodos abundantes e dores abdominais mentruais
Alguns especialistas acreditam que as vacinas podem desencadear determinadas reações imunológicas que consequentemente podem estimular a coagulação causando plaquetas, e, portanto, alguém propenso a ter uma hemorragia, ou períodos mais abundantes pode assim experienciar uma menstruação ainda mais intensa.
Adicionalmente, também podem ocorrer cólicas abdominais e dores fortes.
2. Alterações no ciclo menstrual
Há igualmente mulheres que afirmaram que a toma da vacina alterou o tempo de seu ciclo menstrual. Esta pode ser uma reacção momentaneamente possível, pois as vacinas podem 'stressar' o sistema imunitário, o que por sua vez pode fazer com que o período venha mais cedo (ou mais tarde).
Conforme os especialistas sugerem, tende a ser um efeito colateral temporário e não algo com que as mulheres se devam preocupar a longo prazo.
3. Inchaço dos nódulos linfáticos
Um dos efeitos colaterais mais incomuns causado pelas vacinas contra a Covid-19 que estão a ser atualmente usadas refere-se ao inchaço dos gânglios linfáticos, o que pode facilmente confundir-se com um sintoma comum de cancro da mama.
Esta situação está a ser cada vez mais relatada por mulheres de todo o mundo, apesar das causas ainda serem desconhecidas pela comunidade médica.
4. Náuseas
As vacinas tendem a causar efeitos típicos, reatogénicos, mas para alguns, especialmente para as mulheres, também podem surgir na forma de dor abdominal e náuseas. Muitas relatam terem experienciado náuseas leves a moderadas e fadiga após serem vacinadas.
Normalmente, este sintoma desaparece por si mesmo não requerendo atenção médica.
5. Dores musculares e arrepios
Normalmente, sintomas como dores no corpo, febre e calafrios podem ser esperados após a toma da vacina.
Porém, pesquisas sugerem que as mulheres podem sofrer dores mais severas do que os homens, efeito que pode ser ainda mais acentuado após a toma de uma segunda dose do imunizante.
Os cientistas ainda não identificaram nenhuma razão específica para tal acontecer, mas creem que muito provavelmente, se trata de uma resposta imune estimulada por algum tipo de desequilíbrio hormonal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com