"Em 2019, foram diagnosticados mais de 10 mil novos casos de cancro colorretal em Portugal, provocando a morte a 4275 doentes, isto é, mais de 11 doentes por dia. O cancro colorretal quando detetado precocemente pode ser curado em 90% dos casos", afirma Vitor Neves, Presidente da Europacolon Portugal, num comunicado enviado às redações.
O cancro colorretal, é segunda causa de morte em Portugal, surgindo devido à produção descontrolada de células da camada de revestimento interior do cólon ou do reto, que dão origem a pólipos. Conforme estes pólipos crescem podem consequentemente transformar-se em cancro, sendo capazes de invadir os tecidos circundantes.
De acordo com Vitor Neves: "uma colonoscopia para ser concretizada com sucesso tem um protocolo de preparação muito variado e rigoroso, visto que interfere com o quotidiano do doente, logo muitos doentes ainda cometem erros e têm dúvidas, o que leva a que prejudiquem posteriormente o sucesso do exame. Criámos a Linha para tentar inverter esta situação e apoiar as pessoas que vão realizar a colonoscopia e esclarecer as suas dúvidas. Queremos melhorar a taxa de sucesso na realização de colonoscopias e acreditamos que esta linha será um excelente contributo para isso".
A linha de apoio à preparação de colonoscopias quer assim auxiliar os doentes a esclarecer possíveis questões acerca dos protocolos de preparação prévia e garantir que o exame seja bem sucedido. Todos dos dias úteis entre as 9h e as 19h uma equipa de profissionais de saúde da Europacolon estará disponível através do número 960199492.