Estudo alerta para o efeito da privação de sono no sistema imunitário

Investigadores analisaram o impacto da privação de sono em mais de 200 adultos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/02/2025 18:30 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Sim, leu bem. Basta dormir mal uma noite para alterar o perfil das células imunitárias que ajudam a regular o sistema imunitário, tornando-o semelhante ao de indivíduos com obesidade, uma condição conhecida por conduzir a inflamação crónica, concluiu um novo estudo. Isto pode acontecer mesmo em jovens saudáveis e com o peso adequado. 

 

Para o estudo, disponibilizado na The Journal of Immunology, os investigadores do Dasman Diabetes Institute, no Kuwait, analisaram os padrões de sono de 237 adultos saudáveis com IMC (Índice dde Massa Corporal) variável e recolheram amostras de sangue para determinar os níveis de diferentes monócitos, assim como marcadores de inflamação. 

Leia Também: Pega no telemóvel mal acorda? O melhor é esperar uma hora, diz médico

Descobriram assim que "os indivíduos obesos tinham uma qualidade de sono significativamente inferior e uma inflamação crónica de baixo grau mais elevada em comparação com o grupo de indivíduos mais magros", explicam os investigadores, citados em comunicado. 

Também concluíram que "os monócitos não clássicos também aumentaram significativamente nos indivíduos obesos, correlacionando-se com uma qualidade de sono reduzida e marcadores inflamatórios elevados". 

Para além disto, alguns dos indivíduos saudáveis e com um peso adequado participaram numa parte do estudo que os fez ter privação de sono durante 24 horas. Perceberam assim que "a privação de sono alterou o perfil dos monócitos de forma semelhante à observada nos participantes obesos". 

Leia Também: O que nunca deve fazer quando não consegue dormir

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas