A vacina contra a Covid-19 da Pfizer/Bion-Tech deve ser entre 70 a 75% eficaz contra a variante indiana, anunciou esta quinta-feira o presidente executivo da BioNTech, Uğur Şahin.
"Estimamos que [a vacina] proteja contra infeções em 70% a 75%”, referiu, depois de participar virtualmente na reunião do conselho científico do governo turco.
Esta é a conclusão dos estudos clínicos que estão a decorrer e que se concentraram esta semana na variante detetada pela primeira vez na Índia.
"Até agora, já tivemos oportunidade de testar a nossa vacina contra mais de 30 variantes do vírus. Ela provou ser eficaz contra todas as mutações até agora", afirmou Şahin, numa entrevista em televisão.
Desde que a variante conhecida como B.1.617.2, foi identificada pela primeira vez na Índia, ela já foi identificada em pelo menos 26 países.
Um porta-voz da BioNTech explicou que os testes de laboratório mostram que, quando o sangue de pessoas vacinadas é exposto à variante indiana, há uma perda de entre 25 a 30% de anticorpos.
Isso sugere que a proteção contra a variante, seja sintomática ou não, é um pouco menor, mas ainda de 70 a 75%. Recorde-se que a vacina da Pfizer é 95% eficaz contra a versão original do vírus.
Leia Também: Covid. Maiores de 30 anos podem começar a ser vacinados até fim de junho