Um homem de 41 anos foi hospitalizado no dia 28 de abril após adoecer com a estirpe H10N3 da gripe das aves, revelaram autoridades de saúde chinesas na passada terça-feira, segundo o jornal The Sun.
No passado a gripe das aves já causou surtos graves, nomeadamente em 2016 e 2017 quando 300 pessoas morreram ao contraírem a cepa H7N9.
Existem vários tipos de estirpes de gripe das aves na China e algumas infetam aleatoriamente os seres humanos, normalmente pessoas que trabalham em aviários.
De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC), o risco da H10N3 se propagar pela generalidade da população é "baixo".
Sendo que até ao momento não foram reportados a nível global outros casos de infeção humana da cepa H10N3, sublinhou a NHC.
As autoridades de saúde ainda não emitiram um relatório oficial acerca dos sintomas da nova estirpe, porém as manifestações da gripe das aves nas pessoas tendem a incluir:
. Temperatura elevada ou arrepios;
. Dores musculares;
. Dor de cabeça;
. Tosse.
Sintomas precoces da doença podem ainda incluir:
. Diarreia;
. Náuseas;
. Dor de estômago;
. Dor no peito;
. Hemorragias nasais e sangramento das gengivas;
. Conjuntivite.
Adicionalmente, a infeção cujos sintomas tendem a surgir após três ou cinco dias pode levar ao desenvolvimento de pneumonia e da síndrome de dificuldade respiratória aguda - ambas as condições podem ser mortais.
Leia Também: China reporta primeiro caso humano de infeção por gripe das aves H10N3