De vários formatos e feitios, para todos os gostos. Um espelho será (quase) sempre uma resposta acertada no que à decoração de uma casa diz respeito, conferindo elegância e requinte à divisão onde está inserido.
Portanto, sejam de chão ou de parede, retangulares ou redondos, grandes ou pequenos, diga sim aos espelhos. Mas sabe realmente onde deve colocá-los? Nem todos os locais da casa serão os mais indicados. Em contrapartida, outros há que são ideais. A hôma - Happy Home Living explica-lhe como deve proceder na hora de tomar decisões sobre espelhos.
Sim, os espelhos fazem magia
Não são mágicos, mas podem fazer magia. Afinal, os espelhos ajudam a que espaços pequenos pareçam mais amplos, bem como contribuem para que áreas mais escuras se tornem mais leves. A nível estético, os espelhos são também uma excelente aposta para valorizar os ambientes, mas há que saber usá-los.
© hôma
Provavelmente, ainda não lhe teria ocorrido, mas a primeira pergunta que deve fazer antes de colocar um espelho em casa é: o que vai refletir? Não basta ficar a matar com a decoração da sua sala. Se o espelho da sala refletir, a título de exemplo, a imagem da televisão pode ser um fator de distração. O mesmo se aplica no hall de entrada, caso o espelho reflita a casa de banho de serviço, o que, à partida, ninguém pretende. Se assim for, o melhor será pensar noutro posicionamento.
O que defende o Feng Shui?
Com a dica acima deixámos já escapar que sala e hall de entrada são divisões em que um espelho ficará sempre bem, ampliando e ajudando a iluminar os espaços.
© hôma
Mas aplicar-se-á o mesmo no quarto? A resposta é 'nim', pelo menos se nos guiarmos por aquilo que defende o Feng Shui - a ancestral filosofia chinesa de harmonização dos espaços -, que encara os espelhos como elementos propagadores de energia. Pode usar espelhos à vontade no quarto - ou não dessem tanto jeito para ver se a roupa lhe assenta bem - desde que evite que reflitam a cama quando lá estiver a dormir. Isto porque, alegadamente, ver-se a dormir pode ser um convite à má sorte, atraindo, por exemplo, doenças.
Já agora, na sala é boa ideia que os espelhos reflitam a mesa, sendo um bom auguro para prosperidade e abundância, e no hall de entrada não devem refletir a porta, para não deixar escapar as boas energias (nem deixar entrar as más).
Como retirar (ainda mais) partido dos espelhos
Se a intenção for ampliar o ambiente e se se tratar de um espelho de parede, deve posicioná-lo o mais alto possível, inclinando discretamente para a frente a parte de cima. Tenha cuidados redobrados, claro está, na fixação à parede para evitar acidentes.
© hôma
Atenção ainda à conjugação de espelhos e candeeiros, uma vez que o reflexo da luz pode encandear e ferir a vista. Opte por colocar os espelhos por forma a que reflitam a luz natural, o que promove a beleza e o bem-estar dos espaços.
Quanto ao formato dos espelhos, não há propriamente uma regra, dependerá muito do gosto pessoal e da inspiração decorativa da divisão onde forem colocados. Não obstante, partilhamos uma última sugestão: aplique vários espelhos, em jeito de mural numa parede: permitem imensas combinações e, por certo, darão um look original a qualquer sala.
© hôma
Agora que já sabe como retirar o máximo de partido deste imprescindível elemento decorativo, independentemente dos espelhos da sua preferência certo é que nas lojas hôma - Happy Home Living não faltará por onde de escolher!