De acordo com novo estudo, publicado esta terça-feira na revista eLife e realizado por investigadores da Universidade de Columbia, o stress influencia significativamente o aparecimento do cabelo grisalho, mas relaxar pode reverter a tendência.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram o cabelo de 14 voluntários e compararam os níveis diários de de stress de cada um.
Os cientistas foram capazes de encontrar uma correlação entre stress e envelhecimento do cabelo. Também descobriram que os períodos de relaxamento faziam com que cabelos outrora grisalhos crescessem mais escuros.
A possibilidade de re-pigmentação do cabelo é, observam os autores, apenas possível entre determinados grupos etários.
“Com base no nosso modelo matemático, consideramos que o cabelo precisa de atingir um limite antes de ficar grisalho”, disse o líder do estudo. “Na meia idade, quando o cabelo está perto desse limite por causa da idade biológica e outros fatores, o stress vai empurrá-lo além do limite e ele muda para grisalho. Mas não achamos que reduzir o stress numa pessoa de 70 anos que está grisalha há anos irá escurecer os seus cabelos”.
Leia Também: Máscara caseira de abacate, ovo e azeite. Conheça os benefícios