Casos ligeiros podem ser explicados por encontros com outros coronavírus

Um estudo liga a Covid-19 ligeira a encontros anteriores com coronavírus semelhantes e menos virulentos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/07/2021 09:00 ‧ 06/07/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Um estudo realizado por investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e publicado na revista Science Immunology revela que os pacientes com Covid-19 com sintomas leves eram mais propensos a apresentar sinais de infeção anterior por coronavírus semelhantes e menos virulentos.

As descobertas sugerem que as pessoas com Covid-19 podem apresentar sintomas mais leves se certas células dos seus sistemas imunitários se 'lembrarem' de encontros anteriores com coronavírus sazonais - aqueles que causam cerca de um quarto das constipações comuns em crianças. Essas células estão mais preparadas para se mobilizarem contra o SARS-CoV-2.

Os investigadores acreditam que as conclusões podem ajudar a explicar por que algumas pessoas, especialmente crianças, parecem muito mais resistentes do que outras ao SARS-CoV-2.

Para chegar a estes resultados, os investigadores montaram um painel de 24 sequências de peptídeos diferentes que eram exclusivas de proteínas feitas por SARS-CoV-2 ou também encontradas em proteínas semelhantes feitas por um ou mais coronavírus. Depois, analisaram amostras de sangue retiradas de pessoas saudáveis ​​antes do início da pandemia, ou seja, que nunca se cruzaram com o SARS-CoV-2 - embora muitos tenham sido expostos a outros coronavírus da constipação comum.

O estudo mostrou que as células T retiradas dos pacientes mais doentes exibem menos sinais de ter tido encontros anteriores com outros coronavírus.

Leia Também: Estudo de Israel: Vacina da Pfizer é menos eficaz contra a variante Delta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas