Segundo uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade da Califórnia-San Diego, nos Estados Unidos, o aparecimento de coágulos sanguíneos em alguns pacientes, bem como outros sintomas, tais como 'dedos de Covid', geralmente não são um indicador de uma doença respiratória..
De acordo com o estudo publicado no Journal Circulation Research e citado pelo jornal Times of India, o vírus tem como alvo o sistema arterial ou circulatório. A chamada proteína S, que forma a coroa do patógeno, ataca o recetor ACE2 causando danos à mitocôndria da célula, que cria energia e, consequentemente, o endotélio, que cobre a artéria sanguínea.
Leia Também: Cientistas identificam sete fármacos com potencial para tratar Covid-19
Os investigadores formularam um pseudo vírus que incluiu somente a proteína S e nenhuma outra parte do vírus para demonstrar em laboratório que esta proteína é suficiente para induzir a doença por si só. Tal já havia sido constatado, porém o método exato e a função da proteína S eram desconhecidos até agora.
O estudo aponta que esta proteína é recriada por todas as vacinas atualmente conhecidas.
Para os investigadores os problemas vasculares podem estar relacionados com a resposta imunológica do paciente. O impacto no sistema respiratório é provocado pela inflamação do tecido vascular pulmonar.
O que pode explicar, segundo o estudo, porque é que algumas pessoas sofrem de AVC ou doenças em outras partes do corpo enquanto sofrem de Covid-19.
Leia Também: Risco de inflamação cardíaca é 16 vezes maior por Covid do que por vacina