"Certamente pode apanhar gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, o que pode ser catastrófico para o seu sistema imunológico", disse o Dr. Adrian Burrowes, médico de família na Flórida, nos Estados Unidos, em entrevista à CNN.
Aliás, ficar infetado com um dos vírus pode deixar a pessoa mais vulnerável a adoecer com o outro, sublinhou a epidemiologista Seema Yasmin.
"Uma vez que você é infetado com a gripe e alguns outros vírus respiratórios, isso enfraquece o corpo", explicou Yasmin, diretora da Stanford Health Communication Initiative, também em declarações à CNN.
Leia Também: Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro
"As suas defesas caem e isso torna-o vulnerável a contrair uma segunda infeção em cima disso", acrescentou.
A verdade é que a Covid-19 e a gripe podem ambas atacar os pulmões, podendo provocar pneumonia e o aparecimento de fluido nos pulmões ou insuficiência respiratória, de acordo com informações divulgadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Mais ainda, cada uma destas patologias pode causar sépsis, inflamação e lesões no coração, cérebro ou tecidos musculares.
Como tal, experienciar ambas as doenças em simultâneo "aumentaria o risco de efeitos de longo prazo de qualquer um desses sistemas de órgãos", afirmou o Dr. Michael Matthay, professor de medicina e especialista em cuidados intensivos da Universidade da Califórnia, em São Francisco.
Matthay crê que o potencial para pneumonia é significativamente mais elevado se o corpo estiver infetado com a gripe e o coronavírus SARS-CoV-2.
"Os dois [vírus] juntos definitivamente podem ser mais prejudiciais aos pulmões e causar mais insuficiência respiratória", disse.
Entretanto, explica a CNN, a insuficiência respiratória não significa peremptoriamente que os pulmões parem de funcionar. Ao invés, significa sim que os pulmões não conseguem obter oxigénio suficiente para o sangue.
"A insuficiência respiratória aguda pode ser uma emergência com risco de vida", diz o National Heart, Lung e Blood Institute.
"A insuficiência respiratória pode causar danos nos seus pulmões e outros órgãos, por isso é importante ser tratado rapidamente".
Mas afinal, como posso saber se tenho Covid-19, gripe ou ambos?
"Os sintomas da influenza e da Covid-19 são muito semelhantes, então é difícil distinguir os dois", contou à CNN Dr. Leonard Mermel, diretor médico do Departamento de Epidemiologia e Controle de Infeção do Hospital de Rhode Island.
Segundo o CDC, tanto a gripe comum quanto a Covid-19 podem estar por trás de sintomas como febre, tosse, falta de ar, fadiga, dor de garganta, dores no corpo, nariz a escorrer ou entupido.
"Algumas pessoas podem ter vómitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos", refere o CDC. Todavia, contrariamente à gripe, a Covid-19 pode levar à perda de paladar ou olfato (condição conhecida como anosmia).
Para os especialistas, a forma mais precisa de saber se foi infetado pelo novo coronavírus, pelo vírus da gripe ou ambos é fazer o teste de diagnóstico.
Nos Estados Unidos, o CDC formulou um teste capaz de identificar os dois vírus, para ser utilizado em laboratórios de saúde pública apoiados pelo centro.
Leia Também: Prevenir a Pneumonia Pneumocócica: "Sou maior e quero ser vacinado"