Sente-se rodeado por distrações, volta e meia dá por si a trabalhar debaixo dos lençóis, faz do quarto um escritório e não consegue estabelecer prioridades. Adivinhámos, não foi? A boa notícia é que existem alguns truques para criar um melhor ambiente de trabalho em casa e, ao mesmo tempo, garantir que continua a ser um profissional de excelência, sem sacrificar a sua sanidade mental. Preste atenção às dicas que o Business Insider compilou a pensar em si e tome nota:
- Organize-se. Deve anotar os seus compromissos para garantir que o trabalho flui da melhor maneira possível e que não falha com nenhum prazo.
2. Vá respirar ar puro, pelo menos uma vez por dia, e substitua as suas deslocações para o trabalho por uma caminhada.
3. Reserve algum tempo para um hobbie que o preencha. Da culinária à fotografia, passando pela jardinagem, não faltam opções.
4. Mantenha as rotinas que tinha no escritório e estabeleça limites. A ideia é manter uma sensação de normalidade.
5. Tenha sempre um snack por perto. Vai ajudá-lo a ser mais produtivo.
6. Garanta um espaço de trabalho dedicado com tudo o que necessita - e, preferencialmente, que não esteja a poucos metros de distância da cama.
7. Faça uma gestão inteligente das pausas e aprenda a "desligar". A longo prazo, estar constantemente disponível pode trazer consequências negativas para o seu bem-estar.
8. Tanto quanto possível, cumpra os horários estabelecidos. Estar em casa não deve ser sinónimo de mais trabalho. Seja consistente.
9. Foque-se nos objetivos a longo prazo.
Leia Também: DGS lança guia para promover vigilância da saúde mental dos trabalhadores