O adulto típico perde mais de 501 horas de sono por ano - o equivalente a quase 63 noites completas de oito horas - por causa do ruído, revela uma pesquisa citada pelo jornal Daily Star.
O estudo que envolveu dois mil participantes concluiu que nove em cada lutam para dormir devido a ruídos e interrupções, passando uma hora e 22 minutos na cama despertos por noite.
Leia Também: O segredo de Meghan Markle para dormir melhor. Aprenda...
O ato de ressonar foi considerado o maior disruptor do sono, com quase um quarto dos voluntários a admitir permanecer acordado devido aos ruídos noturnos do parceiro, enquanto um em cada dez confessou acordar com seu próprio ronco.
Segundo a pesquisa, outros ruídos que perturbam o sono incluem a chuva e o vento, cães a ladrar, caldeiras de esquentadores e alarmes de carros.
E 22% foram inclusive acordados por alguém a puxar o autoclismo.
Ellie Cannon, médica de clínica geral e embaixadora da campanha para o dilator nasal www.mutesnoring.com, que solicitou a pesquisa, disse ao Daily Star: "dormir o suficiente é importante para a saúde física e mental, então encontrar formas de garantir que tenhamos o melhor sono possível é vital".
"Se não dormirmos o suficiente, isso pode não só afetar o nosso humor ou níveis de energia, mas também a nossa saúde física"
"A falta de sono pode estar associada a diabetes, pressão alta e doenças cardíacas", concluiu a médica.
Leia Também: Sofre de insónias? Beba este sumo delicioso com apenas três ingredientes