Um adulto saudável pode consumir até cinco chávenas de café por dia. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o consumo diário 400 mg de cafeína é seguro.
Embora o café seja a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em cafeína, há outras fontes, como o chá preto, refrigerantes, chocolate bebidas energéticas e até certos suplementos nutricionais e medicamentos.
Recorde-se que a sensibilidade à cafeína varia de pessoa para pessoa, pelo que é importante que sejamos regrados. a cafeína em excesso, pode causar efeitos nocivos no nosso organismo, nomeadamente insónias, irritabilidade, dores de estômago, aumento dos níveis de pressão arterial e batimentos cardíacos rápidos.
O jornal britânico Metro sublinha ainda que beber café pode ter um efeito protetor contra a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Em declarações à publicação, o nutricionista Frankie Phillips acrescenta que os benefícios do café devem-se à cafeína, que possui antioxidantes e produz efeitos anti-inflamatórios. Além disso, também contém pequenas quantidades benéficas de potássio e magnésio.
Para grávidas e mães lactantes, o médico recomenda a ingestão de 200 mg de cafeína por dia.
Leia Também: Beber quatro chávenas desta bebida por dia reduz risco de demência em 28%