Volta e meia dá por si a ouvir zumbidos no ouvido? Não desvalorize. De acordo com a otorrinolaringologista Cristiane Passos Dias Levy, apesar deste incómodo em si não ser uma doença, pode ser um sinal de problemas no coração.
"O zumbido pode dever-se a uma doença no ouvido, como a perda auditiva induzida por um ruído ou a presbiacusia (relacionada à idade), mas também pode surgir a partir de problemas farmacológicos, cardiovasculares, metabólicos (diabetes e alteração na glândula tireoide), neurológicos e odontogénicos (disfunção na articulação da mandíbula e nos músculos ao redor)", explica a especialista ao portal brasileiro Saúde em Dia.
Levy diz que os zumbidos no ouvido podem estar relacionados a problemas vasculares e cardíacos, devido a bloqueios do fluxo sanguíneo na parte interior das orelhas ou ao aumento da viscosidade do sangue nessa região, problemas que tendem a atingir hipertensos e faixas etárias mais avançadas.
A médica sublinha ainda que o stress, o tabaco e o consumo excessivo de cafeína ou álcool também são fatores de risco para o aparecimento de zumbidos nos ouvidos.
Leia Também: A hora exata a que deve deitar-se para evitar problemas cardíacos