Ingerir uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde como um todo, nomeadamente quando se trata de manter o ótimo funcionamento do cérebro.
Como tal, o site espanhol Sputnik Mundo deu a conhecer cinco alimentos que melhoram a memória e o raciocínio. A saber:
Abacate
O abacate é um fruto abundante em gorduras monoinsaturadas, que aumentam a atividade neuronal e promovem o fluxo sanguíneo do cérebro.
Leia Também: Vacina nasal contra Alzheimer começa a ser testada em seres humanos
Mais ainda, é rico em antioxidantes e ácidos gordos ómega 3, que previnem a deterioração da mente. Além de ter quantidades elevadas de vitamina B5, que evita a perda de memória a longo prazo.
Azeite
O azeite extra virgem fornece grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas lipossolúveis. E como se não bastasse estimula a autoeliminação de toxinas e resíduos celulares, o que por sua vez ajuda a manter a memória intacta e a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Chá verde
O chá verde é rico em cafeína, substância esta que melhora a memória e a concentração a curto prazo.
A bebida apresenta ainda quantidades elevadas do antioxidante EGCG, capaz de gerar células-tronco e neuronais e prevenir doenças degenerativas.
Já o aminoácido teanina, igualmente presente no chá verde, beneficia os impulsos nervosos, diminui a ansiedade e aperfeiçoa a concentração.
Chocolate preto
Os grãos de cacau são abundantes em flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que impulsiona o crescimento dos vasos sanguíneos nas zonas do cérebro responsáveis pela memória e pela aprendizagem.
Ervas aromáticas
Ervas aromáticas, tais como o alecrim e a hortelã, elevam a irrigação sanguínea dirigida ao cérebro e consequentemente melhoram a memória.
Leia Também: Doença de Alzheimer atinge precocemente diferentes regiões cerebrais