De acordo com um novo estudo britânico, citado pelo jornal The Sun, um em cada oito homens irá sofrer de cancro da próstata em algum momento da sua vida. E enquanto uns irão sobreviver, outros não conseguirão impedir a propagação do tumor que leva a que a doença se torne mortal
Regra geral, o cancro da próstata não causa sintomas até que tenha crescido o suficiente ao ponto de colocar pressão sobre o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do pénis.
Mais ainda, as causas deste tumor permanecem amplamente desconhecidas. Porém, existem fatores que aumentam o risco de desenvolver o cancro - como se tiver um membro da família que tenha sofrido da patologia.
Leia Também: CUF cria técnica inovadora no tratamento cirúrgico do cancro da próstata
Como tal, os especialistas advertem que homens na casa dos 40 anos que têm histórico familiar de cancro da próstata devem ser examinados.
Embora não haja atualmente nenhum rastreio disponível para o cancro, os médicos dizem que este pode estar disponível nos próximos cinco anos.
Relativamente ao cancro da próstata, há sete sinais-chave que deve ter em atenção quando vai à casa-de-banho. Estes incluem:
. Necessidade de urinar mais frequentemente - particularmente à noite
. Ter que ir a correr para o WC
. Dificuldade em urinar
. Esforço enquanto faz xixi
. Um fluxo fraco
. Sensação de que não esvaziou completamente a bexiga
. A presença de sangue na urina ou no sémen
Embora estes sejam os principais sintomas - nem sempre significam que tenha cancro da próstata, e se está preocupado deverá falar urgentemente com um médico.
Adicionalmente, outros sinais de que o cancro se espalhou incluem perda de peso não intencional, dor nos ossos ou nas costas, perda de apetite e dor nos testículos.
Leia Também: A mutação genética que aumenta o risco de cancro da próstata (e não só)