Não tomar o pequeno-almoço pode gerar uma série de problemas de saúde, incluindo stress, fadiga e maior suscetibilidade à obesidade e diabetes, revela um artigo publicado pela revista Forbes.
"Saltar esta refeição matinal confunde as hormonas da fome, fazendo com que coma em excesso mais tarde. Muitas pessoas sentem-se famintas à noite antes de se irem deitar só porque não comeram o suficiente no início do dia e o corpo está a tentar compensar esse défice", disse à Forbes a nutricionista Kim Larson, de Seattle, nos Estados Unidos.
Leia Também: Atenção! Quatro alimentos que jamais deve comer ao pequeno-almoço
Além disso, não tomar o pequeno-almoço frequentemente prejudica o foco, afeta o estado de alerta e a produtividade. Com o tempo, também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de défices nutricionais graves, como por exemplo a carência de ferro no organismo que por sua vez pode levar ao desenvolvimento de patologias como anemia ou leucemia.
Mas afinal, qual é a melhor altura para tomar o pequeno-almoço?
Quando se trata de seguir uma alimentação saudável, o momento em que come é tão importante quanto aquilo que ingere.
A melhor altura para tomar o pequeno-almoço é no espaço de duas horas após acordar.
"Quanto mais cedo tomar o pequeno-almoço após acordar, melhor é para o seu metabolismo", mencionou Larson.
E de acordo com a nutricionista deve descomplicar o mais possível - sendo esta a forma mais rápida e eficaz de comer uma refeição saudável.
"Opte por opções fáceis como cereais integrais, leite magro, aveia e frutos secos, ovos cozidos ou maçã aos gomos polvilhada com canela, por exemplo".
"Escolha também alimentos que pode facilmente transportar consigo como fruta fresca, queijo fresco, iogurte ou granola caseira", concluiu Larson.
Leia Também: Bolo saudável (e muito fofo) de abóbora e farelo para o pequeno-almoço