Ataque cardíaco, arritmia, acidente vascular cerebral. As doenças cardiovasculares são, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte no mundo. Por isso, é preciso perceber melhor o que se passa no seu corpo.
Yolanda Esquirol, médica e investigadora do Centre Hospitalier Universitaire de Toulouse em França, quis avaliar se pode existir uma ligação entre as rugas na testa e o risco de doenças cardíacas, através de uma análise a 3200 voluntários, com idades compreendidas entre 32 e 62 anos, seguidos durante duas décadas, resume o jornal The Mirror. Durante este período, 233 acabaram por falecer.
Entre os óbitos, 15,2% obtiveram uma pontuação de dois e três, numa escala de zero (nenhuma ruga) a três (rugas profundas), 6,6% obtiveram um ponto e 2,1% não apresentavam quaisquer rugas.
Segundo o jornal, a especialista concluiu que os participantes com um ponto apresentavam um risco ligeiramente superior de morrer na sequência de uma doença cardíaca, em comparação com quem não não tinha rugas. O risco mostrou-se também superior em pontuações mais elevadas. Os participantes com dois e três pontos apresentavam quase 10 vezes mais risco de morte.
Leia Também: Adeus, rugas! Este ingrediente 'bomba' faz magia na pele