Cuidado com os lacticínios. Um grupo de cientistas descobriu que a ingestão regular de leite e dos seus derivados aumenta o risco de cancro, revela o The Sun.
O estudo, publicado no jornal científico Epidemiological Reviews, sugere que os lacticínios podem duplicar o risco deste tipo de cancro. "Os homens que mais ingerem lacticínios têm cerca do dobro de risco de ter cancro da próstata e até quatro vezes mais hipóteses de desenvolver cancro da próstata metastático ou fatal", em comparação com quem não o faz, escrevem os autores da investigação. Ainda assim, continua por descobrir a substância presente nos produtos lácteos responsável por esta ligação.
No entanto, ressalvam os cientistas, "vários estudos recentes sugerem que o cálcio e o fósforo podem desempenhar papéis importantes". O jornal The Sun lembra ainda que, anteriormente, a comunidade científica chegou a crer que o teor de gordura no leite é o maior fator de risco.
Em 2019, cientistas norte-americanos cruzaram dados de 47 estudos que analisaram a alimentação de mais de um milhão de homens. Aqueles que consumiam leite com regularidade apresentavam entre sete e 76% mais probabilidades de desenvolver cancro da próstata.
Leia Também: Cancro da próstata: Sete sinais a ter em atenção quando vai ao WC