‘Stealth Ómicron’: Nova subvariante ganha terreno mas é preocupante?
A BA.2 está a ser notada principalmente na Dinamarca e Reino Unido e foi inicialmente descoberta no início de dezembro.
© Shutterstock
Lifestyle Covid-19
Chamam-lhe ‘Stealth Ómicron’, ou BA.2, e é uma subvariante da variante inicialmente detetada em África do Sul, a Ómicron. Mas será esta preocupante?
Na Dinamarca e Reino Unido, a BA.2 já começa a ser notada, sendo que a agência de saúde britânica já se encontra a investigar os primeiros casos desta subvariante, que emergiu logo após a variante original da Ómicron, BA.1.
De acordo com as autoridades de saúde do Reino Unido, a taxa de casos com a BA.2 é atualmente reduzida, estimando-se por isso que as vacinas mantenham a sua eficácia.
A 'Stealth' foi detetada no dia 6 de janeiro em vários países, mas até ao momento, não se revelou mais preocupante que as anteriores.
Esta subvariante possui muitas das mutações da Ómicron, mas não possui a proteína spike encontrada na versão original BA.1 que permite que seja identificada por meio de um teste de PCR, o mais utilizado para identificar a nova variante.
Em conclusão, os cientistas acreditam que esta seja mais difícil de distinguir de outras variantes em testes PCR e mais transmissível que a original. No entanto, para já, é preciso recolher mais dados para confirmar estas teorias.
Recorde-se que os sintomas da Ómicron são: nariz a pingar; dor de cabeça; fadiga leve ou severa; espirros e dor de garganta.
Leia Também: Vacina mostra forte eficácia contra casos graves com Ómicron nos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com