Pesquisas apontam que certos alimentos e bebidas podem ajudar ativamente a baixar os níveis de glicose na corrente sanguínea ou, ao invés, a subi-los ligeiramente.
Com diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina, já entre aqueles que sofrem de diabetes tipo 2, as células do corpo tornam-se resistentes à insulina.
Tal significa que uma maior quantidade de insulina é necessária para manter os níveis de glicose no sangue dentro de um intervalo normal.
Leia Também: Estas três infeções (comuns) podem ser um sinal de diabetes
Um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences analisou o impacto de comer uma maçã diariamente em pessoas que lutam para manter o açúcar no sangue baixo.
A pesquisa investigou o efeito da fruta sobre o jejum de açúcar no sangue (o nível de glicose após uma noite de jejum) e os índices de lípidos (gorduras no sangue) em diabéticos tipo 2.
Pouco menos de 100 pessoas com a doença foram divididas em dois grupos - num os indivíduos comiam uma maçã por dia e no outro não.
Os níveis de açúcar e lípidos foram medidos no início e após quatro semanas.
Após quatro semanas a comer uma maçã por dia, os investigadores observaram uma queda "altamente significativa" nos níveis de açúcar no sangue em jejum.
Tendo-se verificado o mesmo para as pessoas naquele grupo de todas as idades e sexos.
Não só os níveis de açúcar no sangue baixaram, mas o colesterol 'mau' LDL e os níveis de gordura também diminuíram.
Os investigadores concluíram: "o presente estudo revelou que uma maçã de tamanho médio na dieta de diabéticos tipo II baixa significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum e os parâmetros lipídicos que são benéficos para a saúde normal dos diabéticos, juntamente com medicamentos antidiabéticos".
Leia Também: A bebida baratinha que baixa (e muito) os níveis de açúcar no sangue