O sistema digestivo é extremamente sensível aos alimentos que ingerimos, assim como à forma como nos movimentamos e até mesmo ao stress. Como tal, explica o jornal Metro World News, cada pessoa tem um ritmo intestinal único, que por sua vez influencia a quantidade de vezes que vai à casa de banho diária ou semanalmente.
Leia Também: Três frutas laxantes que ajudam a 'soltar' o intestino
Ora, evacuar o intestino com pouca regularidade pode ser problemático, uma vez que é importante que o alimento flua pelo organismo para a manutenção da saúde como um todo.
Quando tal não ocorre, surge a indesejada e incómoda obstipação ou prisão de ventre. Sendo que para prevenir a condição é recomendado o consumo de alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas e leguminosas.
Outra forma de prevenir a prisão de ventre consiste na prática de exercício físico.
Em entrevista ao site Health, a médica Amanda Morelli, especializada em saúde do aparelho digestivo, mencionou que o aumento da frequência respiratória e cardíaca podem ser eficazes contra a obstipação.
Segundo Morelli, as atividades mais recomendadas são: ciclismo, natação, saltar à corda e caminhada.
"Quando os nossos corpos estão num estado parassimpático, têm a capacidade de relaxar e de se concentrar na digestão dos alimentos. Isso pode ajudar a promover movimentos intestinais regulares", conta a médica.
Entretanto, beber água suficiente, cerca de dois litros de água por dia, ajuda a hidratar as fezes, principalmente quando o consumo de fibras está em dia.
Leia Também: Prisão de ventre? O sumo poderoso que melhora funcionamento do intestino