Sim, leu bem. A pele pode mesmo dar sinais de que ocorreu infeção pela variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, pelo que deve prestar muita atenção.
O jornal The Sun reuniu seis sinais de alerta que não deve mesmo ignorar. Confira abaixo:
1- Palidez
Se notar alterações de cor para cinzento ou azul, bem como palidez, é possível que os seus níveis de oxigénio no sangue estejam baixos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) este é um "sinal de emergência", pelo que deve procurar ajuda médica o mais rapidamente possível.
2- Erupções cutâneas
A infeção pode também manifestar-se através de erupções cutâneas. De acordo com a Zoe Covid Study, uma aplicação para smartphone lançada pela startup Zoe Limited e o King's College de Londres, os doentes infetados com Covid-19 queixam-se de comichão súbita e de inchaço nas palmas das mãos ou nas solas dos pés.
3- Prurido
Caracteriza-se por uma sensação de calor intenso e picadas nos cotovelos, joelhos, mãos e pés. Os peritos da CovidSkinSigns, uma plataforma criada pela associação de dermatologia do Reino Unido, admitem que estas erupções cutâneas podem durar ao fim da fase contagiosa ou aparecer muitas semanas após o início da infeção.
4- 'Dedos de Covid'
O problema bizarro pode demorar semanas ou até mesmo meses a passar. De acordo com o CDC, os 'dedos de Covid' são mais comuns em jovens que apresentam sintomas leves da doença. Porém, se para alguns doentes a condição é indolor, para outros pode causar dor extrema e comichão, além de bolhas e inchaço. Mais ainda: a pele afetada pode apresentar um tom vermelho ou roxo e algumas pessoas desenvolvem ainda protuberâncias dolorosas e pele áspera, podendo também gerar-se pus.
5- Lábios doloridos
Especialistas da CovidSkinSigns explicam que os lábios podem ficar doloridos, secos e gretados à medida que o doente recupera da doença. Também pode ocorrer dor no interior da boca.
6- Eczema
A CovidSkinSigns indica ainda que existem também muitas pessoas que se queixam de eczema, sobretudo no pescoço e em zonas do corpo expostas à luz solar.
Leia Também: Coronavírus: Cinco sinais de que já teve Ómicron sem se aperceber