Dois sintomas que se manifestam no rosto e que podem ser sinal de doença
Não ignore.
© Shutterstock
Lifestyle Cirrose hepática
Hemorragias nasais e olhos amarelados podem ser um indicador de esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, uma situação ligada à obesidade e à diabetes.
Apelidado de 'inimigo silencioso', o fígado gordo pode comprometer o funcionamento deste órgão. Em casos mais graves, esta condição pode até progredir para cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado numa fase tardia.
Quais as causas do fígado gordo?
Segundo o portal da CUF, a cirrose alcoólica é a causa mais frequente em Portugal, seguida da hepatite C e pela hepatite B. Outras mais raras são as doenças do fígado associadas à obesidade, à cirrose biliar primária, às hepatite auto-imunes, à doença de Wilson, à hemocromatose, ao défice de alfa 1-antitripsina, às anomalias das vias biliares e à colangite esclerosante primária.
A prevenção passa não consumir bebidas alcoólicas em excesso ou antes dos 18 anos, tomar a vacina contra a hepatite B, evitar o excesso de peso, manter uma dieta equilibrada e saudável e não partilhar seringas ou qualquer material usado no consumo de drogas injetadas. No caso de múltiplos parceiros ou relações sexuais de risco, deve utilizar preservativo.
Leia Também: Este sumo detox de limão e chá verde é o melhor amigo do seu fígado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com