Covid. Álcool reduz anticorpos em 15% após dose de reforço, diz estudo

Saiba o que diz um grupo internacional de especialistas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/02/2022 20:10 ‧ 08/02/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coroanvírus

O consumo de álcool pode travar a produção de anticorpos neutralizantes da Covid-19 após a terceira dose da vacina contra o coronavírus, segundo um estudo realizado por uma equipa da International University of Health and Welfare, no Japão, e que envolveu cerca de mil pessoas. 

Segundo o The Japan Times, os investigadores analisaram a presença de anticorpos no sangue, incluindo os níveis de anticorpos neutralizantes que previnem infeções. Os níveis de anticorpos foram, em média, 15% menores em pessoas que ingerem álcool, mostram dados do estudo, com início em novembro de 2021. 

 

A última pesquisa abrangeu 187 pessoas, com idades entre os 21 e 77 anos, que receberam a primeira dose da vacina da Covid-19 entre março e maio de 2021 e o reforço da Pfizer em dezembro. A maioria (102) admitiu que bebia álcool. 

Os investigadores concluíram que não existem diferenças nos níveis de anticorpos entre homens e mulheres. Já os fumadores tendem a apresentem menos anticorpos, mas o impacto do tabagismo nos anticorpos foi menor do que o da bebida, ressalvam.

Os níveis de anticorpos dos participantes aumentaram em cerca de 34 vezes  após a dose de reforço, sobretudo entre os jovens. 

Leia Também: Covid-19: Mais de metade dos doentes graves queixam-se desta sequela

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas