As pessoas que estiveram infetadas com Covid-19 nos últimos meses podem estar em risco de desenvolver complicações potencialmente fatais, alertam especialistas. Um novo estudo, publicado na Nature Medicine, sugere que os doentes recuperados têm 63% de hipóteses de vir a sofrer um enfarte do miocárdio, independentemente da idade.
De acordo com a investigação, realizada por especialistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o risco de miocardite (uma inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração) é superior em quem não foi vacinado contra o vírus. No entanto, a maioria das pessoas analisadas neste estudo, citado pelo The Sun, contraíram Covid-19 antes de serem vacinadas.
Comparando os dados de 150 mil pessoas que estiveram infetadas com os de 11 milhões que nunca contraíram Covid-19, descobriram ainda que o risco de doença coronária (72%) e de acidente vascular cerebral (52%) é substancialmente superior no primeiro grupo. Acrescentam ainda que esta diferença também é visível em casos ligeiros.
Leia Também: Risco de morte por Covid-19 aumenta com falta de vitamina D, diz estudo