O som da sua voz pode alertar para infeção pela Ómicron, diz Tim Spector, que gere a aplicação móvel do Estudo de Sintomas de Covid, promovido pela empresa de investigação científica Zoe, citado pelo jornal The Sun.
O especialista acredita que mudanças na voz, como rouquidão, podem indicar se alguém está infetado com a variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tendo-se tornado dominante no mundo desde que foi pela primeira vez detetada em novembro, na África do Sul. Deve, por isso, fazer um teste para que possa ter a confirmação se está, ou não, infetado.
"As dores de garganta são realmente um sinal de Ómicron", alerta Tim Spector, baseando-se, sobretudo, na realidade do Reino Unido. Naquele país, as pessoas sentem a garganta muito arranhada. "Algo que nunca tinham sentido com constipações", conclui.
O que fazer se apresentar sintomas:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Sete sintomas (invulgares) da Ómicron que passam despercebidos