De acordo com o médico Charu Dutt Arora, do Instituto Asiático de Ciências Médicas, na Índia, a tempestade de citocinas desencadeada pela Covid-19 pode resultar em múltiplas dores. Sendo que tal ocorre porque a substância está ligada à inflamação e à ativação dos recetores de dor, explica um artigo publicado pelo jornal Metrópoles.
Para o clínico três zonas do corpo em especial estão mais suscetíveis a experienciar estas dores. Nomeadamente, os incómodos mais comuns verificam-se na região lombar e na cabeça - respetivamente 20% e 65% dos pacientes infetados com a variante Ómicron no Reino Unido experienciam os sintomas, acordo com as informações da aplicação de monitorização da doença Zoe COVID Symptom Study App.
Leia Também: 'Stealth Ómicron': Seis sintomas que pode testemunhar no seu intestino
Adicionalmente, outra dor que aflige os infetados, mas menos frequentemente, é nos joelhos.
Arora refere que a dor muscular pode resultar da inflamação provocada pelas citocinas, e consequentemente pode sentir-se dor nos ligamentos.
Entretanto, o ortopedista Peter Whang, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirma que de facto muitos pacientes com Covid-19 estão a reportar dores nos joelhos.
Recordamos que os sintomas mais comuns do novo coronavírus continuam a ser corrimento nasal, dor de garganta, fadiga e espirros. Caso a dor lombar, de cabeça ou nos joelhos surja em conjugação com um desses sinais, recomenda-se que faça o teste de deteção da Covid-19.
Leia Também: Covid: Autoanticorpos levam à formação de coágulos potencialmente fatais