Estimativas da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 25% da população mundial poderá ter algum tipo de anemia, uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina para valores inferiores aos considerados normais.
"Em termos estatísticos, numa família portuguesa de cinco pessoas maiores de idade, uma delas sofrerá de anemia", segundo um artigo publicado no portal Lusíadas, assinado por João Estevens, especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Albufeira. É que um estudo de 2013 da Anemia Working Group Portugal a 7890 pessoas, com mais de 18 anos, revela que "esta redução do número de glóbulos vermelhos no sangue afetará 20% da população nacional".
Segundo os especialistas da organização médico-hospitalar Clínica Mayo, os sintomas de anemia incluem:
1- Arritmia
2- Dificuldade para respirar
3- Dor no peito
4- Dor de cabeça
5- Fadiga
6- Mãos e pés frios
7- Pele pálida ou amarelada
8- Tonturas
Por exigir um esforço acrescido ao coração, a anemia pode agravar outros problemas de saúde, como a insuficiência cardíaca, se evoluir sem tratamento. Apesar de nem todos os tipos de anemia possam ser prevenidos, a anemia por deficiência de ferro pode ser travada com a inclusão de vitaminas B9, B12 e C na dieta.
Leia Também: Quatro sinais de que tem falta de ferro