A variante Ómicron da Covid-19 pode ser, pelo menos, 40% mais mortal do que a gripe sazonal. Esta é a principal conclusão de um estudo conduzido por um grupo de cientistas japoneses e que ainda aguarda revisão pelos pares.
Segundo a Bloomberg, os especialistas alertam para os perigos associados ao 'rápido' levantamento das restrições Covid. Os cientistas consideram que os riscos do vírus estão a ser subestimados e que a descoberta sustenta a importância da implementação de medidas de segurança, antes que as vacinas sejam totalmente distribuídas.
Em Portugal, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços interiores, por exemplo, está em cima da mesa. Contudo, a decisão só avança se e quando diminuir a mortalidade por Covid-19 no país e a atividade epidémica estiver mais baixa, anunciou recentemente a diretora-geral da Saúde.
Recorde-se que a variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi pela primeira vez detetada em novembro, na África do Sul.
[Notícia atualizada às 15h21]
Leia Também: Covid e Influenza. "A administração simultânea das vacinas é segura"